segunda-feira, 15 de junho de 2009

TOY ART



Toy art é um dos termos que definem o conceito de "brinquedo de arte" direcionados especialmente aos adultos com o intuito de colecionismo (e por isso mesmo não são produzidos aos montes e muitas vezes são numeradas ou assinadas agregando valor as peças) e/ou decoração. Toy Art é manifestação contemporânea que se apropria do brinquedo para mesclar design e urbanidade.

Os temas de um toy art podem ser meigos, violentos, políticos, cômicos, criativos ou de linguagem urbana, erótica, etc. O intuito do toy art é causar alguma reação no observador, algumas vezes são articuláveis o que permite maior interação entre observador e o toy art. Alguns exemplos já são vistos aqui em Manaus na loja Zone House.

...E tudo começou quando um desconhecido artista de Hong Kong, Michael Lau, em 1997 customizou alguns bonecos dos Comandos em Ação de maneira que lembrassem integrantes de uma banda desconhecida, estes deveriam ser fotografados para a capa do disco. Depois em 1998 levou para uma amostra de brinquedos alguns GI Joe (o Falcon) com roupagem hip-hop, logos, correntes e jeans. Lau fez 101 figuras customizadas que fez tanto sucesso que hoje essas peças valem uma pequena fortuna.
A Zone House fica na Rua Amapá no Madeira Fashion, nº 01 Lj 01

Um comentário:

  1. Zone House25/6/09 8:01 AM

    Bem interessante à história do toy art!Eles vieram contudo,e ficam ótimos como peça de decoração!Adoramos essa iniciativa do blog,que venha novidades para nos mantermos informados sobre o mundo da arquitetura e segmentos.

    Um grande beijo,Elaine e Luana da Zone house!

    ResponderExcluir