segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Etiqueta à mesa





Como organizar e consequentemente decorar um mesa de forma correta, segue algumas dicas
O prato deve ficar bem ao centro do lugar destinado a cada pessoa e afastado 3 dedos da borda da mesa. O suporte de pratos fica sob os pratos. Prato Fundo é sempre colocado sob o prato raso.

Garfos sempre à esquerda do prato. Existem duas exceções: o garfo para ostras e para escargots, que são colocados do lado direito. O garfo par ostras tem três dentes e o para escargots tem dois, pequenos e pontudos.

As facas ficam a dois dedos da borda da mesa. São sempre colocadas ao lado direito, a dois dedos do prato, com a lâmina de corte voltada para dentro (em direção ao prato). Nunca colocamos mais de três facas à mesa; se for usar a quarta faca, está será colocada na hora de usá-la. Deve-se colocar a faca na mesa mesmo quando serve-se um prato no qual ela não será utilizada.

Colheres são colocadas do lado direito e depois da faca, no caso de haver sopa.

A disposição dos talheres obedece à ordem seguinte: À esquerda do prato de fora para dentro:1. Garfo para peixe; 2. Garfo para carne; 3. Garfo para salada; se for servida; À direita do prato de fora para dentro:1. Garfo para "hors-dóuvre"; 2. Colher para sopa; 3. Faca para peixe; 4. Faca para carne (a que fica sempre junto ao prato).

Guardanapos devem está sobre o colo, durante a refeição, aberto totalmente ou não, conforme o tamanho. Usá-lo sempre antes de levar o copo ou o cálice à boca. No final, colocá-lo ao lado do prato, sem dobrar mas também sem o amarrotar, com a parte suja virado para baixo.

Copo para água deve ficar em frente ao prato, bem no centro. Copos ou taças para vinho à direita do copo para água. Taça de Champanhe no caso de servir champanhe em um jantar, este deve vir com a sobremesa e a taça deve estar à esquerda do copo para àgua.

Se for servir champanhe durante o jantar, no centro fica o copo para água e à direita a taça para champanhe.

Importante: os copos e taça nunca deve está com mais que 2/3 de sua capacidade...

Legenda da imagem:
1 – taça de champagne (opcional)
2 – taça de vinho branco
3 – taça de vinho tinto
4 – taça de água
5 – garfo para peixes
6 – colher para sopa
7 – faca de mesa
8 – garfo de mesa
9 – garfo de salada
10 – garfo e colher de sobremesa
11 – prato e faca para pães
12 - sousplat
13 - prato
14 – guardanapo à esquerda

Caso utilize marcação de lugares estes podem ser através do porta guardanapo ou em suporte ao lado esquerdo e uma dica bacana para valorizar as conversar é utilizar arranjos baixos individuais ou central como preferir o importante é evitar o exagero!

Nenhum comentário:

Postar um comentário