domingo, 24 de janeiro de 2010

MDF OU MDP???

Muitos clientes nossos ainda ficm em dúvida, principalmente na hora de comprar móveis modulados se devem optar por empresas que utilizam apenas MDF ou MDP...

Área de serviço 100% MDF (foto do site www.decoriummoveis.com.br)

Cozinha com portas em MDP (foto do site www.dportmodulados.com.br)

Outras possibilidades da utilização das placa de MDF, um sofá feito em MDF e papelão, totalmente ecológico (foto do site www.ecoblog.com.br)

Placa de aglomerado

Placa de MDP (foto do site www.lungster.com)

Placa de MDF (foto do site www.lungster.com)

MDF significa medium density fiberboard ou em português painel de fibras de média densidade, este é produzido através da presagem de fibras de madeira e aglutinadas com resina sintética. Ao final do processo você tem uma chapa plana e homogênea, com grande resistência de acordo com as espessuras de cada placa.
As chapas podem ou não serem revestidas com lâminas diversas, como melamínicos de várias cores e texturas ou lâminas de madeira, pintura ou até mesmo impressões.
O MDP também é classificado como painel de média densidade mas diferente do MDF ele é composto por partículas de madeira e sendo assim não permitem usinagens de baixo relevo, entalhes ou cantos arredondados, suas principais aplicações são em portas retas, laterais de armários, frentes de gavetas. Como para fabricar essas placas o aproveitamento da matéria prima é maior que o MDF o custo é menor e são revestidos da mesma forma que o MDF.
E quem pensa que aglomerado é o mesmo que MDP está redondamente enganado!!! Aglomerado é a aglutinação de resíduos de madeira, como pó e serragem, resina e cola que após o processo de prensa se transforma em painel de madeira, recebe o acabamento assim como o MDF e MDP mas sua vida útil é bem inferior a resistência também. Geralmente não utilizam pregos ou parafusos pois pela baixa resitência pode apresentar fissuras.
O importante na hora de escolher entre MDF ou MDP é importante escolher empresa ou profissional sério capaz de oferecer garantia no produto final e para tal você também pode contar com ajuda do seu arquiteto, ele deve está preparado para assessorar suas escolhas.
Além disso nenhuma das matérias primas é resistente a umidade intensa e para garantir uma vida útil do produto é importante seguir as recomendações do fabricante.

2 comentários:

  1. Thaka, eu sou designer, mas adoro arquitetura e acho suas dicas ótimas! Acho importantíssima sua profissão e acho muito bons e úteis esses posts sobre materiais e revestimentos. Já virei fã e sou sua mais nova seguidora! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se o MDP é aquela placa de farelo de madeira, que não pode pingar uma gota de água que estraga?

    ResponderExcluir